SINE Vagas de Emprego

Vagas de Emprego SINE – Buscar Vagas Abertas

O SINE – Serviço Nacional de Emprego nasceu como um serviço público através do Ministério do Trabalho, através de convênio com os Estados e os Municípios, para intermediar a mão de obra, atendendo requisições de trabalhadores das empresas e com propostas de qualificação profissional, a seguir confira como você pode buscar vagas de emprego no SINE e cadastre-se para encontrar um emprego.

sine

Em todos os Estados brasileiros, o SINE é uma atividade do governo estadual e dos governos municipais, atuando através de centros de apoio ao trabalhador e postos de atendimento.

O SINE atende principalmente trabalhadores desempregados, que, através dos serviços oferecidos, pode encontrar uma nova oportunidade de recolocação no mercado de trabalho através dos serviços gratuitos oferecidos pelos governos estaduais e municipais.

As empresas, em grande parte das situações de necessidade de trabalhadores, recorrem ao SINE, que divulga gratuitamente as vagas e faz um trabalho de pré-seleção dos candidatos, que são encaminhados, se atenderem os requisitos, para o departamento de pessoal dos solicitantes.

Atuando como um órgão do governo federal em todos os municípios brasileiros, ou na maior parte deles, com coordenação do Ministério do Trabalho e Emprego, o SINE também controla o pagamento do seguro desemprego e presta apoio ao PROGER – Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda.

Confira também:  SINE SP Vagas de Emprego Abertas

Quando de sua implantação, o SINE também previa o desenvolvimento de uma série de ações relacionadas à sua finalidade principal, organizando um sistema de informações sobre o mercado de trabalho, identificando os trabalhadores através da Carteira de Trabalho e também fornecendo subsídios ao sistema educacional profissionalizante, elaborando programações de qualificação profissional.

Essas atividades, no entanto, não tiveram continuidade, principalmente em virtude do fortalecimento do Sistema S, formado pelo SEBRAE, SENAC, SENAI, SESC e SEST, que direcionam atividades voltadas para a qualificação profissional, em cursos gratuitos ou pagos, suprindo com mais eficiência as intenções do governo federal.

O trabalho do SINE, atualmente, portanto, limita-se a atividades como:

  • Dar entrada no requerimento do Seguro Desemprego;
  • Fornecer Carteira de Trabalho a quem precisa;
  • Oferecer alguns cursos rápidos de qualificação profissional, dependendo dos governos municipais;
  • Intermediar mão de obra, fazendo uma pré-seleção dos candidatos;
  • Dar apoio ao PROGER.

Como se trata de um órgão federal totalmente descentralizado, sendo de responsabilidade de cada estado e município, o SINE gera métodos diferentes para que um candidato consiga emprego.

sine-vagas-de-emprego

Buscar Vagas SINE

Em alguns locais, é necessário que o desempregado compareça às agências físicas do SINE, levando o currículo, Carteira de Trabalho e todos os dados pessoais, para concorrer a uma vaga disponível.

Confira também:  SINE RJ Vagas Abertas - Cadastrar Currículo

Em alguns municípios, o candidato a uma vaga de emprego SINE pode fazer o seu pré-cadastro no portal do SINE (o endereço geral para cadastro SINE é www.sine.gov.br), candidatando-se a uma vaga e só indo à agência para pegar a carta de encaminhamento. Em outros, o candidato deve pegar a carta de encaminhamento quando for se candidatar à vaga na própria agência.

Todo e qualquer encaminhamento feito pelo SINE passa pela burocracia de enviar uma carta de encaminhamento para o futuro empregador, comprovando que o candidato passou por uma primeira triagem e que apresenta um perfil compatível com a vaga que a empresa está solicitando.

O SINE, atualmente, é mais procurado pelas pequenas e microempresas, que possuem poucos recursos para investir num processo seletivo mais elaborado, aproveitando-se da oportunidade oferecida pelo sistema para conseguir suprir suas necessidades de profissionais. Não deixe de procurar a sua vaga e fazer o seu cadastro no SINE agora mesmo.

Mais vagas do SINE 2018

Confira também:  Estágios RJ Vagas Abertas

Deixar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *