Seguro Desemprego pelo SINE Fácil
Solicitar Seguro Desemprego no Sine Fácil é uma tarefa que surge para os trabalhadores que são demitidos de seus trabalhos formais cujo registro é realizado na Carteira de Trabalho e Emprego.
Geralmente um trabalhador não deseja ser demitido da empresa onde trabalha, mas infelizmente em algum momento da vida isso pode acontecer com qualquer indivíduo que trabalhe para uma empresa de pequeno, médio ou grande porte. Quando uma empresa não deseja continuar utilizando os serviços de um determinado colaborador que esteja em seu quadro de admitidos, pode fazer o seu desligamento a qualquer momento.
Uma demissão pode gerar problemas, pois faz com que uma família se depare com a incerteza financeira e dificuldades em pagar as despesas mensais e por isso o governo disponibiliza a possibilidade de solicitação de Seguro Desemprego no Sine Fácil a depender do período trabalhado pelo empregado.
Como Solicitar Seguro Desemprego Sine Fácil
Quando um empregado é demitido é necessário solicitar Seguro Desemprego Sine Fácil para que depois de um mês o benefício possa ser pago em sua conta corrente ou cartão cidadão.
Anteriormente o benefício poderia ser solicitado em um posto do SINE de cada cidade e para isso bastava reunir a documentação necessária que constitui Rescisão do Contrato de Trabalho, Requerimento do Seguro Desemprego, comprovante de saque do FGTS, carteira de trabalho original, documento de identificação que pode ser RG, CNH e outros, extrato do fundo de garantia, comprovante de escolaridade e comprovante de endereço.
Com os documentos em mãos era preciso apenas ir até uma agência do SINE e retirar uma senha e aguardar. No final do atendimento o atendente entrega ao cidadão um relatório onde consta o número de parcelas que serão recebidas, os valores e as datas para o recebimento.
Então era preciso apenas aguardar a data informada para sacar o valor do benefício e usufruir dele. Em geral as parcelas podem ser pagas em até cinco vezes de igual valor e recebidas nas agências da Caixa Econômica ou conta corrente ou poupança.
Porém atualmente solicitar o benefício ficou mais fácil, pois pode ser requerido pelo próprio trabalhador usando um aplicativo chamado Sine Fácil.
Esse app deve ser baixado nas lojas de aplicativos para celulares e em seguida é preciso apenas realizar um cadastro no gov.br e posteriormente solicitar acesso a Carteira de Trabalho Digital.
Para usufruir de todos os serviços oferecidos pelo app é preciso validar o acesso respondendo cinco perguntas sobre o histórico laboral do cidadão. As questões precisam ser respondidas corretamente e se isso não for possível é necessário obter uma senha usando o internet banking da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil entre outros.
Após ter em mãos a senha de acesso, é preciso fazer login, informar o número do requerimento, dados completos sobre o solicitante, dados bancários e em seguida confirmar a solicitação do benefício.
Depois desse procedimento é necessário apenas aguardar a data do pagamento e realizar o saque do benefício.
O que é o Sine Fácil?
O Sine Fácil é um aplicativo disponibilizado pelo Ministério da Economia que permite que o cidadão possa realizar a solicitação de benefícios do governo de forma fácil e rápida.
Para acessar esse aplicativo é necessário ter um cadastro ativo no portal do gov.br, pois esse serviço proporciona diversos outros acessos como a carteira de trabalho digital, titulo de eleitor, serviços do DETRAN e finalmente solicitar seguro desemprego no Sine Fácil.
Para realizar o download do aplicativo é necessário apenas ter um celular compatível com o programa, ter memória suficiente e acesso a internet.
Após ter o programa em seu celular, o trabalhador pode solicitar Seguro Desemprego realizando o acesso e enviando as informações solicitadas pelo aplicativo.
A criação desse serviço tornou o processo de solicitação desse benefício muito mais fácil e rápido e isso beneficia o cidadão que precisa solicitar Seguro Desemprego Sine Fácil sem ter que sair de casa, enfrentar filas e morosidade no processo.
Como Se Cadastrar no Sine Fácil?
O cidadão que precisa se cadastrar no Sine Fácil para solicitar o Seguro Desemprego pode optar por duas formas de acesso. A primeira opção é acessar o site do gov.br, informar os dados pessoais, endereço, telefone e e-mail e por fim será solicitada a criação de um login e senha que serão usados nos posteriores acessos.
Após ter acesso ao gov.br é necessário apenas fazer login e selecionar o serviço Carteira de Trabalho Digital que é uma das opções fornecidas por esse portal. A outra opção é baixar no celular o aplicativo da carteira de trabalho digital, responder um questionário de cinco perguntas sobre o histórico profissional.
O gov.br permite acesso a outros órgãos como o DETRAN e a Justiça Eleitoral e podem ser utilizados através do celular sempre que necessário.
Para solicitar Seguro Desemprego Sine Fácil é rápido e sem burocracia e permite que o cidadão obtenha dentro de alguns minutos a resposta para a sua solicitação.
Olá, trabalhei, nuhuma empresa 9 meses e fui demitido, recebi todos direito e a folha pra da entrada no seguro, saquei fgts, depois fui chamado pra trabalhar em uma empresa, me mandaram embora,com 45 dias de trabalho, eu tenho direito seguro desemprego pela outra empresa de 9 meses
Meu seguro desemprego não caiu